terça-feira, 26 de julho de 2011

PROERD

Os alunos da 6ª séries das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Antonio Parreiras e Casemiro de Abreu de Tio Hugo, participam do Programa Educacional de Resistência às DROGAS e a VIOLÊNCIA-PROERD. O Programa acontece todas as semanas, nas aulas de Língua Portuguesa, a orientações e realizações dos trabalhos é feito pelo o Soldado João Marinho. PROERD é uma versão brasileira do programa desenvolvido nos EUA. No Brasil é realizado desde 1992 e consiste em uma ação conjunta entre Brigada Militar, professores, estudantes, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes. Bem como, ajudar os jovens a reconhecer as pressões e a influência diária das drogas na sociedade. O PROERD ajuda os jovens na valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e de uma sociedade mais Saudável e Feliz.

AULA DE FILOSOFIA-5ª SÉRIE

AULA DE FILOSOFIA (AVALIAÇÃO)5ª
1-ATIVIDADE PRÉVIA: CARTAZ COM FIGURAS SOBRE AMIZADE PARA QUE OS ALUNOS DESCUBRAM O ASSUNTO. - FAZER GRÁFICO NO QUADRO
2-PROBLEMATIZAÇÃO: LEITURA DO TEXTO “A VERDADEIRA AMIZADE”
A verdadeira amizade
Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu
amigo? Ele está doente!
- Claro! Mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz:
- E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai…
Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima cai de seus olhos e acompanhado de um sorriso, ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
- "EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!!!"
**Moral da história: A amizade não se resume só em horas boas, alegria e festa…


3-DISCUSSÃO: FAZER AGENDAMENTO COM SEIS COLEGAS( EXPLICAR)

QUESTÕES:
1-O QUE É AMIZADE?
2-NUMA AMIZADE DEVE HAVER COMPANHEIRISMO?
3- O MEU AMIGO PODE SER SEU AMIGO TAMBÉM?
4- SENDO SEU AMIGO ELE DEIXA DE SER MEU?
5-NUMA AMIZADE DEVE HAVER RESPEITO?
6-O QUE É RESPEITO?

APÓS AGENDAR DEVEM RESPONDER JUNTAMENTE COM O COLOGA COM QUEM AGENDOU. AS RESPOSTAS DEVEM SER BEM ELABORADAS. -EXPLICAR.
-A SEGUIR RESPOSTAS DEVEM SER SOCIALIZADAS, A PROFESSORA SERÁ A MEDIADORA DA DISCUSSÃO.
4-ATIVIDADE SINTESE:
APÓS A ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS CADA ALUNO DEVE PRODUZIR UMA NARRAÇÃO (HISTÓRIA) EM QUE A AMIZADE SEJA O PONTO FORTE DA NARRATIVA.
-USAR COM CLAREZA, NO TEXTO, AS ANOTAÇÕES FEITAS NA DISCUSSÃO.

Aula de Filosofia-6ª SÉRIE

AULA DE FILOSOFIA ( AVALIAÇÃO)-6ª SÉRIE

1-ATIVIDADE PRÉVIA:
CARTAZ COM FIGURAS SOBRE MISÉRIA (ALUNOS TRAZEM COM TEMA-PRODUÇÃO EM SALA DE AULA)
2-LEITURA DO TEXTO: MISÉRIA DE TODOS NÓS.
A MISÉRIA É DE TODOS NÓS
Como entender a resistência da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização? No decorrer das últimas décadas, enquanto a miséria se mantinha mais ou menos do mesmo tamanho, todos os indicadores sociais brasileiros melhoraram. Há mais crianças em idade escolar frequentando aulas atualmente do que em qualquer outro período da nossa história. As taxas de analfabetismo e mortalidade infantil também são as menores desde que se passou a registrá-las nacionalmente. O Brasil figura entre as dez nações de economia mais forte do mundo. No campo diplomático, começa a exercitar seus músculos. Vem firmando uma inconteste liderança política regional na América Latina, ao mesmo tempo em que atrai a simpatia do Terceiro Mundo por ter se tornado um
Forte oponente das injustas políticas de comércio dos países ricos. Apesar de todos esses avanços, a miséria resiste. Embora em algumas de suas ocorrências, especialmente na zona rural, esteja confinada a bolsões invisíveis aos olhos dos brasileiros mais bem posicionados na escala social, a miséria é onipresente. Nas grandes cidades, com aterrorizante frequência, ela atravessa o fosso social profundo e se manifesta de forma violenta. A mais assustadora dessas manifestações é a criminalidade, que, se não tem na pobreza sua única causa, certamente em razão dela se tornou mais disseminada e cruel. Explicar a resistência da pobreza extrema entre milhões de habitantes não é uma empreitada simples. Veja, ed. 1735
3-Problematização.
4-DISCUSSÃO:
QUESTÕES (AGENDAMENTO COM OITO COLEGAS PARA PRODUZIREM AS RESPOSTAS EM CONJUNTO)
1-O QUE É MISÉRIA?
2-EXISTE MAIS DE UM TIPO DE MISÉRIA?CITE E EXPLIQUE.
3-A MISÉRIA É CULPA DE QUEM?
4-A MISÉRIA É RECENTE OU VEM DE LONGA DATA? POR QUE OS GOVERNANTES NÃO CONSEGUEM COMBATER A POBREZA?
5-O QUE MARCA O PROGRESSO EM NOSSO PAÍS?
6-A MISÉRIA ESTA EM TODO O LUGAR OU SE LIMITA EM ALGUNS LOCAIS? QUAIS E POR QUÊ?
7-ONDE A MISÉRIA ESTA MAIS PRESENTE? JUSTIFIQUE:
8-O QUE FAZER PARA DIMINUIR A POBREZA?CITE ALTERNATIVAS QUE VOCÊ TOMARIA:
-APÓS DISCUSSÃO E RETOMADA DAS QUESTÕES PELA PROFESSORA, TENTANDO QUESTIONAR TODOS OS ALUNOS.
4-ATIVIDADE SÍNTESE
APÓS A RESPONDER E SOCIALIZAR AS QUESTOES, CADA ALUNO INDIVIDUALMENTE, DEVERÁ PRODUZIR UM TEXTO CRÍTICO SOBRE O TEMA, TRABALHANDO COM AS ANOTAÇÕES FEITAS DURANTE A DISCUSSÃO.
MISÉRIA: UM GRANDE PROBLEMA
A miséria é um problema em que é preciso resolver. Quantas pessoas jogam fora comida que poderia alimentar outras mais necessitadas.
Com o aumento da miséria aumenta também a criminalidade. A miséria também trás outros problemas como doenças e envolvimentos de jovens e adultos com drogas e roubos.
Por que de tanta miséria? Desde a época da colonização o problema existe. Com algumas políticas os governantes, principalmente do Brasil conseguiram diminuir a epidemia que é mundial, porém tem muito a fazer ainda.
É preciso uma solução, pois com a melhoria de vida da população toda a sociedade sairá ganhando, em termos de segurança e bem estar.
6ª série Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Parreiras.