segunda-feira, 2 de maio de 2011

Diálogo entre duas amigas

                                         Amigas.......
        Tenho uma amiga chamada Ana Lucia e numa dessas conversas sobre a cadeira de linguística da faculdade, ela me contou um fato que aconteceu-lhe a um tempo atrás:
"nas férias de verão ela recebeu a visita de uma amiga carioca, a Rita e convidou-a para a balada. - Tu te "pilha" de dar uma banda hoje? Ir pra noite? A carioca ficou sem entender nada: Ah? banda? A do nosso amigo Dentinho? E já ta noite?
         Não eu explico, Rita você se anima em dar uma volta, sairmos hoje à noite para dançar?
         - Há quer dizer dá um rolé. Irado, eu aceito!
Na balada a minha amiga Ana Lucia vê um gatinho e diz:
         - Guria, tem um gatinho te cuidando.
         - Se liga, me cuidando??? Já estou bem grandinha, sei me cuidar sozinha.
         - Amiga, eu quiz dizer que ele está te paquerando.
          Valeu, "mas com este gauchês eu fico perdida."
          Rimos muito com o fato, mas o fato é que as diferenças que existem no Brasil em termos de linguagens são muitas.
          O certo que aprendemos é que o País é das diversidades.

7 comentários:

  1. Existem muitas diferenças na linguagem, percebe-se isso quando se observa um diálogo, uma conversa, principalmente entre pessoas que pertencem a regiões diferentes. Esse diálogo que construímos entre duas amigas, é típico de uma conversa entre adolescentes e jovens, quando
    esses jovens pertencem a uma mesma região, "eles falam a mesma língua", na verdade se entendem, já quando se encontram pessoas de vários lugares, algumas linguagem são diferentes e precisam ser traduzidas, para que possam ser compreendidas, fato esse que aconteceu no diálogo feito pelo nosso grupo.
    De fato, as diversidades existentes em nosso país, em termos de linguagem, são várias, no entanto, conhecê-las é algo que engrandece e enriquece o nosso vocabulário, bem como a nossa cultura.

    ResponderExcluir
  2. Há uma grande variedade de linguagem.Em cada região existe uma vasta quantidade de palavras usadas nos diálagos que caracterizam determinadas culturas.Quando desconhecemos a linguagem de um determinado lugar,a linguagem precisa ser explicada,pois as vezes a mesma expressão pode ter significado diferente de acordo com a região em que é usada.
    Diante disso é importante salientar que para existir diálago é imprescindível que haja entendimentoda linguagem,por isso devemos conhecer as diferentes formas linguísticas existentes em nosso país.Pois nosso país dispõe de uma diversidade de linguagem rica em cada recanto brasileiro.
    Portanto as diferntes linguagens constituem a nossa maravilhosa diversidade cultural.

    ResponderExcluir
  3. A linguagem é o fator que nos difere dos outros seres, permitindo-nos a nos expressar através da fala. Sem dúvida exstem muitas variações linguísticas em nossa lingua.São vários os fatores que influenciam essas variações, tais como, gírias, regiões,variação social,histórica ou geográfica.Daí a importancia de conhecermos as diversidades culturais as quais nossa língua nos dispõe, pois assim conseguimos entender e enriquecer nosso vocabulário, bem como nossa cultura.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é um país em que as diferenças nas linguagens são evidentes,"País das diversidades",exemplo no diálogo acima em que pessoas de um mesmo país,mas de regiões diversas falam das situações com palavras e gírias diferentes.A palavra é diferente,porém o significado o mesmo.O gaúcho,o ´paulista,o carioca,o mineiro...têm uma linguagem que para alguém de um lugar diferente pode ser totalmente impossível ententer.O ato da comunicação possuem variações que se deferem de região para região dependendo da cultura do povo.

    ResponderExcluir
  5. Nosso país, sendo tão grande, há uma enorme diversidade cultural,pois no sul do país temos uma forma de se expressar e nas demais regiões, as formas de comunicação se diferenciam pela cultura existente. Então os elementos linguísticos são diferentes acompanhando a cultura regional. Para que exista entendimento em um diálogo os elementos linguísticos devem ser compreendidos.
    Para que haja compreensão,os elementos linguísticos usados devem ser bem claros, de fácil entendimento.
    Portanto para o ser humano construir sua identidade social regional,necessita também do desenvolvimento linguístico.

    ResponderExcluir
  6. Meninas! Essas diferenças regionais são elementos bem interessantes para serem trabalhados em aula, tanto para a leitura como a produção textual. Temos que investir nisso para que eles conheçam diferentes realidades. Bjos! Clarinha

    ResponderExcluir
  7. O Brasil é um país de muita diferenças de linguagem de cultura, mas deve ser respeitado essas diferenças, como girias, regiões , variações social. Com essas diferenças os alunos também tem aprender a realidade emc outras realidades que exitem em nosso país

    ResponderExcluir