terça-feira, 24 de maio de 2011

Arte e Poesia

Vik Muniz utilizou 4,5 toneladas de lixo para produzir a obra que faz parte da abertura de 'Passione'. Obras serão leiloadas para fins beneficentes. (Foto: Divulgação/TV Globo.)
 POESIA:                                                                                                              
        TRANSFORMAÇÃO
Por que arrematas a saudade;
Se ela é a união de dois corpos,
Nesta nostalgia gostosa,
O silêncio de teu olhar
Ofusca a minha voz...

Admiro-te por ser uma obra de arte,
O artista foi corajoso...
Esculpiu tua doce beleza,
No amargo da escuridão,
Na imundície da poluição

Teu beijo retratou,
Com delicadeza de amante,
Entre copos, sonhos e sucatas.
Tuas caricias entre amores, desejos e latas.
Essa mistura triste e aconchegante.

É a nudez do silêncio...
Teu abraço solitário inunda meu ser.
Por que insiste em olhar-me,
Mesmo sem me ver, amada!
Você é uma obra inacabada.

Como é possível retratar-lhe...
Medir sua beleza,
Ela intoxica meu ser,
Joga com o amor e o ódio,
Corta meu íntimo com faca afiada.

Esse amor é terreno,
Entre céu e terra há uma distância,
A mais sublime distância...
Unindo corpos,
Entre o real e o imaginário.

6 comentários:

  1. Criamos a poesia a partir da obra de arte de Vik Muniz na qual traz consigo uma grande riqueza, a imagem do artista abrange vários temas que podem ser trabalhados com os alunos, através da produção textual, da análise e interpretação do seu significado. Esse tipo de atividade desperta no aluno a capacidade de interpretação raciocínio e atenção, pois o fato de observar uma obra e descrever sobre ela abre um leque de idéias e quando se faz a culminância, ou seja, a exposição de cada um, o conhecimento se aprofunda ainda mais.
    Apartir dessa atividade realizada pretendo aplicá-la com meus alunos do segundo ano, na semana do meio ambiente, contarei a experiência posteriormente.

    ResponderExcluir
  2. Esta obra de arte que escolhemos mostra uma grande variedade de interpretação,pois cada um que observa a imagem,vê de forma diferente.E essas diferenças abrem um leque de opções de serem exploradas em sala de aula.A mesma imagem causa vários efeitos e por consequência a produção textual pode ser muito rica e produtiva.Aforma de expressão e criatividade enriquecem o trabalho.A sensibilidade de cada um,a forma de interpretar uma obra de arte e perceber inúmeros detalhes colocados pelo autor despertam um prazer de descrever ou relatar o sentimento aflorado a partir da obra.

    ResponderExcluir
  3. Criamos a poesia a partir da obra de arte de Vik Muniz, com essa obra pode nos trazer várias riquezas, e com a imagem também, pois essa é uma atividade que pode ser trabalhanda com alunos em diversas maneiras, enriquecendo o aprendizado, pois desperta no aluno a criatividade e raciocínio.
    Uma atividade de análise e observação, faz com que surge diferentes ideias,pois os trazem com sigo uma riqueza de conhecimento, e com isso elas podem ser colocada em práticas e vista pelos colegas.

    ResponderExcluir
  4. Esta obra foi escolhida pelo grupo pela sua diversidade de iterpretação, podendo ser explorada em sala de aula de diversas maneiras, dentre elas a produção textual.
    Trabalhar com os alunos em cima de uma obra de arte, é sem dúvida um trabalho riquíssimo, pois além de desenvolver o raciocínio do aluno, nos permite ver as diferentes interpretaçoes que podem surgir de uma mesma imagem, trazendo a tona a sensibilidade e realidade de mundo de cada um.

    ResponderExcluir
  5. A obra escolhida,de Vick Muniz,retrata a sua sensibilidade em usar "o lixo" para retratar o amor.A poesia escrita tenta visualizar tal sensibilidade detalhando a imagem.A atividade proposta foi válida, pois é interessante trabalharmos tais questões em sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. A obra escolhida, nos mostra uma arte que mistura o belo, amor com o lixo que todos produzimos, mas não nos preocupamos o que acontece com este lixo, onde ele é jogado o que pode estragar, ou o quanto este mesmo lixo pode ser prejudicial a nós mesmos, que estamos pensando somente no belo.
    Esta pode ser interpretada em todas as idades e analisadas conforme a relidade de quem o faz.

    ResponderExcluir