sábado, 7 de maio de 2011

Poesia nas séries inicias.

Trabalhar poesia nas séries iniciais é um grande desafio que revoluciona e provoca. Muitas vezes o professor sem o hábito de desenvolver dinânicas usando a poesia acha difícil, mas com o passar do tempo passa a trabalhar com esse gênero e vê que a aula torna-se mais prazerosa, sentindo que as crianças gostam e "vivem" o momento mágico da linguagem poética trabalhado.
Dentre os trabalhos realizados o primeiro deve ser incentivar às crianças a adiquirir o gosto pela leitura de poesias variadas: poesias, poemas, versos, adivinhas, trovas, ditos populares, poesias regionais, músicas....
Após o professor pode usar sua criatividade e trabalhar com ilustrações, pequenos recitais, cartazes, colagens, danças e dramatizações desenvolvendo na criança a expressão oral e corporal para estimular o aprendizado. Além disso, o universo maravilhoso da poesia deve priorizar momentos de reflexão e criatividade, pois tais atividades podem influenciar no desenvolvimento do caráter humano, mesmo nos pequenos leitores.
A poesia é a forma mais bela e gostosa de brincar com as palavras, usandos assuntos do cotidiano para jogar com rimas e repetições, a poesia é algo fantástico que faz com que a criança vije na fantasia. É o jogo de palavras que ao mesmo tempo é arte, imaginação e reflexão.
O professor de séries iniciais é o primeiro mediador para que a criança adiquira o gosto e o amor pela poesia.
Para o poeta Ferreira Gullar "Poesia deve ajudar as pessoas a viver. Não com mentiras, não com bobagens, porque com isso não ajudadia. Mas ajudar as pessoas a viver na medida em que revela a beleza da vida.Não o "Bonitinho"da vida, mas a beleza, as coisas profundas, essenciais, a experiência fundamental do ser humano."
A poesia seguramente não tem tido o lugar que merece no ensino brasileiro uma vez que se faz pouco presente em sala de aula e quando isso acontece, nem sempre é de maneira prazerosa para despertar o interesse da criança pela sensibilidade poética.
A realidade presenciada até agora pode ser mudada, fazendo com que desde a Pré-escola a criança adquira o hábito e o prazer pela leitura poética desenvolvidos diariamente pelo professor.
O professor das séries iniciais tem na poesia uma aliada no desenvolvimento crítico, psiquico e criativo do aluno, para assim poder revelar no decorrer dos anos escolares o seu potencial criativo desenvolvido da poesia em sala de aula.
Fazer poesia
Fazer de uma simples palavra "poesia"
Fazer rima, brincar na lama,pular na cama...
Brincar de bola, ir à escola...
Rir da vida, buscar saída...
Ver em tudo beleza, falar com as vizinhas, dona Maria, Ana e Teresa...
Rir até do que não tem graça, brincar na praça...
Levar a vida numa boa, rir atoa...
"Poesia é dia-a-dia, é arte...é só buscar no simples a criatividade e a imaginação, pensar...criar"
Os nossos pequenos leitores de poesia, com o nosso insentivo, podem se tornar poetas...dos livros...e da vida...
Professoras: Maristela, Delci, Silvia, Maria Elonar, Tatiana e Jocinéia.

5 comentários:

  1. O trabalho com a poesia, é algo que sem dúvida engrandece e enriquece nossos alunos. A poesia é um gênero literário que deve ser explorado em sala de aula, pois permite que os alunos viajem num universo sem limites.
    Muitas vezes a poesia, por menor que seja, transmite através de suas palavras, grandes ensinamentos, que são compreendidos através da forma com que o leitor interpreta tais palavras.
    A poesia em sala de aula, abre as portas para criatividade, para o raciocínio, para atenção, interpretação e muitos outros horizontes que talvez um texto qualquer não possua está mesma riqueza.
    Conversando com a professora Maria Elonar a respeito das Olimpiadas de Lingua Portuguesa, onde assim como ela também tive o privilégio de trabalhar com esse tema, tendo sido uma experiência satisfatória. Em nossas atividades, com uma turma de quarta série, trabalhamos a poesia em forma de desenho, e os resultados foram surpreendentes, o mundo fantástico que se passou foi sem limites, nossos alunos possuem uma criatividade que muitas vezes desconhecemos e é nesse tipo de atividade que podemos descobrí-los.

    ResponderExcluir
  2. A poesia é um genero literário, que deve ser trabalhado em sala de aula com o objetivo de levar as crianças a um mundo mágico, a imaginarem e a interpretarem, cada um, de sua maneira, os versos que ela nos traz.
    A poesia além de abrir caminhos para desenvolver a criatividade do aluno, desenvolve o raciocínio para a atenção compreenssão e interpretação de novos horizontes.

    ResponderExcluir
  3. A poesia alimenta a alma.A poesia é um gênero literário que envolve o ser humano de forma mais profunda,mexe com os sentimentos e trabalha com os mais diversos sentimentos humanos.Talvez seja o remédio mais apropriado para acalmar nossos anseios.Todo o educador tem ao alcance uma rica forma de linguagem para trabalhar nas séries iniciais:a poesia.Pois esta oportuniza ao educador uma enorme possibilidade de trabalhar com o lado afetivo da criança em consonância com o cognitivo.E a partir de então aliar o agradável,o prazeroso com o útil e necessário.Diante disso cabe salientar que enquanto educadores devemos primar pelo uso da poesia como fonte de ampliação e aperfeiçoamento do saber.

    ResponderExcluir
  4. Pensamos que a poesia não é acessível para os alunos das séries inicias. Mas ao trabalhar com eles, percebe-se que crianças até 10 anos tem sim grande capacidade de compor rimas e brincar com as palavras.

    Nossos alunos das séries iniciais gostam muito de ler poesia e sabemos que, ler é o primeiro passo para a escrita.

    Já na Educação Infantil as crianças trazem consigo um gosto especial por pequenos versos, ditados populares, canções de ninar, pequenas poesias, que podem ser estimuladas pelos educadores. Para tanto é necessário criar um ambiente propício ao gosto pela leitura literária.

    O ambiente de leitura deve ser formado por livros com várias ilustrações, porque este, ao mesmo tempo em que assume outras funções, como introduzir a criança no universo da leitura com suas frases, legendas, as coloridas ilustrações ajudam os nossos pré-leitores no processo de alfabetização visual. Para com isso desenvolver o hábito da leitura.

    ResponderExcluir
  5. A poesia com suas rimas, tem uma musicalidade nas palavras que pode aumentar o interesse das crianças pelos textos poéticos.O trabalho com poesia, especialmente nas séries iniciais,é raro na Educação.Em parte porque muitos adultos acreditam que a poesia é um recurso sofisticado demais para as crianças;Além disso, alguns pensam que em um mundo cada vez mais objetivo e apressado,nos esquecemos da própria poesia...poesia que existe em cada momento,coisas,objetos,pessoas e vivências do cotidiano.
    A poesia provoca na criança o inusitado,o inesperado, a expansão do sentido do que se é pensado ou dito.Há momentos que só por meio da poesia é possível traduzir,mesmo a criança consegue essa transferência, por meio de um olhar, de uma cantiga,de um abraço...
    Observamos em nossas discussões no grupo, "A leitura engrandece a alma", à respeito da necessidade de o educador criar o hábito de trabalhar poesia desde cedo.Os educadores não devem perder a poesia que nasce com "eles"desde quando as mães cantavam cantigas de ninar para que dormissem e depois quando brincavam de cantigas de roda, adivinhas, trava línguas...
    A interação da criança com a poesia é responsável pelo seu desenvolvimento pleno da capacidade linguística.A partir daí a criança vai se familiarizando com a linguagem poética e "refinando" a sensibilidade de compreensão de si próprio e do mundo.

    ResponderExcluir