sexta-feira, 10 de junho de 2011

PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL-CONSUMO E CONSUMISMO

O mundo é cada vez mais consumista...Somos bombardeados por uma infinidade de marcas e propaganda que nos levam ao consumo desenfreado. Esse modo de vida baseia-se na programação do modo de vida americano como paradgma a ser seguido.O sonho de todos é consumir o que os norte-americanos consomem e com a intensidade que eles consomem. Se isso fosse possível, a Terra não resistia.



PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL
PÚBLICO: ALUNOS DE 6ª SÉRIE
CONSUMO E CONSUMISMO

*OBJETIVO:
1-Discutir a diferença entre consumo e consumismo.
2-Debater a relação entre desejo e consumo.
3-Proporcionar um momento de reflexão e questionamento sobre o assunto “CONSUMO E CONSUMISMO”
4-Entender e exercitar a pontuação correta em diversos gêneros literários, de escrita.
5-Reflexão sobre o uso da linguagem, sendo que alguns termos não são conhecidos, usar o Dicionário.
*Turmas:6ªséries
*Espaços de Atuação: Sala de Aula.
*Recursos: Ficha de Registro, Textos, Mural.
1-Atividade Inicial
• Explicar o tema e os objetivos da aula.
• Entregar para os alunos uma ficha de registro. Cada ficha deve conter o nome do aluno, a turma e o valor que o aluno poderá "gastar"
• Será feita a simulação da compra, o aluno com determinado valor irá pensar em que gostaria de comprar. (Se na cidade tiver shopping os alunos podem fazer a simulação no próprio local)
FICHA DE REGISTROS
Tabela

NOME DO ALUNO:______________________________________________
VALOR A SER GASTO NA SIMULAÇÃO: ___________(O professor deve estipular)
Nome do artigo:

Valor gasto:

O porquê da compra:
Segunda Etapa da atividade inicial
• Cada aluno deverá gastar "o dinheiro" que possui simulando a compra de produtos que lhe interessam. Deve anotar na ficha de registros o que comprou, o valor da compra e o porquê da compra. (orientar os alunos para que as respostas sejam bem elaboradas)
Terceira Etapa da atividade inicial
• Cada aluno irá expor aos colegas os seus registros.
* Muitos alunos irão "comprar" produtos que não necessitam. Utilize esse momento para discutir a relação entre desejo e consumo. É interessante mostrar que o ato da compra está muitas vezes associado à busca pela felicidade instantânea. Já outros alunos irão "comprar" coisas que necessitam. Esse é um bom momento para se debater a relação entre necessidade e consumo. Aproveite para discutir a diferença entre consumo e consumismo.
- Pedir que um aluno procure o conceito de consumo:
Consumismo:
Significados encontrados no dicionário Consumo:
Substantivo masculino
ato ou efeito de consumir;
O que se gasta; dispêndio, despesa, consumação.
Consumismo:
Substantivo masculino;
ato, efeito, fato ou prática de consumir ('comprar em demasia').
Consumidor:
Adjetivo e substantivo masculino.
que ou o que consome;
que ou aquele que adquire mercadorias, riquezas e serviços para uso próprio ou de sua família; comprador, freguês, cliente.
02-ESTUDO DO TEXTO 01(oral)
Neste momento será introduzido o tema proposto. O poema cumpre bem esta função. O mesmo será trabalhado com maior profundidade durante a instrumentalização, mas serão feitas algumas reflexões para perceber a perspectiva dos alunos sobre o assunto em questão. Algumas perguntas e esclarecimentos são importantes:
• Que tipo de texto acabou de ler/ouvir? (descritivo, literário, argumentativo)
• Por que vocês acham que o autor escreveu este texto?
• Qual o significado do título?
• O que é consumismo e consumo?
• O que é ser/como podemos nos tornar consumidores conscientes?
• Quem mais consome na sua família?
• Quem gerencia as despesas da família e como isto é organizado?
• Aponte uma frase em mais chamou sua atenção?
• Você concorda com a frase que o colega citou, ou elencaria outra?
• O que é moda?
• Como você consome?
3-DISCUSSÃO
Exercícios para discussão e elaboração no caderno:
1)Quem é Carlos Drummond de Andrade?(pesquisar)
2) Na poesia Eu, etiqueta, Carlos Drummond de Andrade se define de várias formas, entre elas:
• Escravo da matéria anunciada;
• Homem-anúncio;
• Objeto pulsante;
• Artigo industrial;
A partir do que foi discutido sobre consumo e consumismo, descreva de forma sintetizada, qual a relação dessas palavras com os atos de consumo e consumismo.
3) Mais adiante o autor do texto deixa claro que já não é mais "ser, pensante", e que seu nome tem de ser retificado para "coisa, coisante". Qual a relação dessa afirmação com o “SER e o TER”?
4)O que é moda?
5) No texto o autor também afirma: "Estou, estou na moda". O que significa "estar na moda" para você? Como a moda contribui para o aumento do consumismo?Explique.
6) Ao afirmar estar na moda o autor conclui: "É duro andar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade". Andar na moda influencia na identidade de cada ser? Explique.
7) O que é mais importante andar na moda ou preocupar-se com a valorização do ser humano?
Leitura dos textos a baixo:
• Texto 01-EU ETIQUETA

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... Estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, premência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comparo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê- La - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscina,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante, mas objeto
Que se oferecem como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisante.
• Carlos Drummond de Andrade
4-TEXTO COMPLEMENTARES PARA REPLEXÃO: POESIA/CRÔNICA/DOCUMENTÁRIO/IMAGENS E CHARGE.
Documentário Ilha das Flores de Jorge Furtado

Texto 02-Espírito do Natal
Luzes fluorescentes do consumismo
Entorpecem mentes decadentes e dóceis
Enquanto eles compram e se presenteiam
Acham o máximo ter um gostinho cínico
De alma caridosa e gentil

Egoísmo e consumismo
Drogas sistemáticas
(Re) Produzidas sob encomenda
Alimentando bocas fúteis e desengajadas de vida
Caem as migalhas de suas mesas
E seus lucros bastardos se escondem por debaixo das toalhas bordadas vermelhas

Enquanto o sol
Ainda escalda lá fora
Drogados mendigos e outros miseráveis perambulam
Para quando a noite chegar desabrocharem podres ante as luzes brilhantes da cidade “embelezada” pelas luzes do natal...

O que haveremos de comemorar,
Se nesta época, nossa vida, não consegue ultrapassar pela radioatividade pelo bombardeio publicitário?!
CA-K:
Texto 03-A FÚRIA PELO CONSUMISMO
Taís Luso de Carvalho
Consumir é mais próprio das mulheres: estamos deprimidas, chateadas, brigamos com o marido, algo não deu certo, aquela viagem não saiu? O filho tá de chantagem? Vamos comprar! Vamos pro shopping!
Aprendemos, desde criança, a compensarmos. Comprar alivia, compensa frustrações. Então saímos à procura de qualquer coisa que possa amenizar nossas amarguras; pode ser até uma quinquilharia dos “1.99”. Uma bandejinha, duas bandejinhas... Na saída, pegamos um pacote de bolachas que deverá ser uma gostosura, uns plásticos de fabricação duvidosa, umas tigelinhas horrorosas, enfim, tudo o que não precisamos. E enfrentamos a fila novamente. Pronto! Ficamos felizes e saímos com a conhecida sacolinha branca com a cacarecada misturada. E se formos com uma amiga, melhor ainda: aproveitamos pra descarregar. Pra dizer que a vida tá uma porcaria. E fazemos uma sessão de psicoterapia gratuita! É o ‘Dia do Descarrego!’.
Caso a voltinha no ‘1.99’ não resolva, tem a cabeleireira! Essa é fatal. Cabeleireira é psicoterapeuta de grupo. Mechas ou pintura? Limpeza de pele? Unhas? Massagem? Fofoca da vizinha do prédio? Ótimo: uma tarde de Cinderela; e retornamos numa boa, pelo menos para os próximos dias. Tudo é motivo para o consumo; tristezas, alegrias, comemorações, despedidas, saídas e chegadas.
Mas nosso ‘Mundo Encantado’ são as liquidações! A fúria por consumir sem necessidade. Consumir para aproveitar os preços, mesmo se ficarmos com quatro televisores, dois fogões e mais um som – para colocar na área de serviço... Afinal, tudo a preço de banana!
Não faz muito, eu me considerava a rainha dos balaios de liquidações. Mas tudo bem, eu sempre quis ser rainha de alguma coisa. E os balaios me fascinavam, principalmente o ‘Porto Alegre Liquida’. Remexia, remexia... Quanta porcaria! Era só refugo. Eu só pegava o que ninguém queria: as calças do tempo das cavernas. Cheguei à conclusão que não sou ‘boa’ em balaios: sou atraída para o esdrúxulo. Cansei de comprar sapatos, um número menor, com a esperança de que no inverno meu pé diminuísse. Só pra aproveitar o precinho; pra aproveitar a liquidação. Mas o mimoso tá lá guardado. Ontem experimentei e por pouco não tive gangrena. Não entendo como ainda está lá, o desgraçado. Deve ser um problema sentimental com o sapato, freudiano! Devo amar o tal do sapato.
Mas agora penso ser outra mulher, mais amadurecida, com outros valores. Abri meu armário e tirei “trocentas” coisas inúteis. O armário ficou limpinho.
Mas o teste final sempre será na ‘Feira do Livro’. Ah, meu Deus, tantos balaios, tantos caixotes... Quanta tentação. Contos, crônicas, poesias, romances, ensaios...
Sempre olho para aqueles balaios como quem examina a anatomia de um corpo; há tanta coisa esquisita, tanta gente indecisa... Mas estou decidida a ir atrás do meu poeta: não por ser liquidação ou por haver balaios em profusão; mas porque poeta é uma flecha que encanta e que vai direto ao coração.
E não posso deixar que isso passe em branco, afinal, eu passarei e todos passarão; mas Ele... Passarinho!
4-ATIVIDADE FINAL
A partir das reflexões e estudos realizados, em grupos, os alunos deverão redigir um “Rap sobre consumo/consumismo” e exercitar a pontuação correta na produção do texto.
ALGUNS TEXTOS DOS ALUNOS:
RAP DE QUEM É CONSCIENTE

Se liga meu irmão
No que eu vou te alertar...
O consumismo exagerado não é bom,
É melhor não abusar.

Não precisa seguir moda,
Para poder sobreviver.
É melhor honrar a própria identidade...
Que ser objeto da vaidade.

Se liga na parada,
Todos têm vontade de comprar.
Você que é consciente...
Não cai nessa roubada.

Comprar só para viver bem,
Cuidar da natureza...
E planejar o futuro,
Preservar seus próprios “bens”.
6ª SÉRIE

Consumismo
Carlos Drummond de Andrade,
É poeta e escritor,
Só escreve a verdade
Ele não é inventor.

Desde a sua época,
Pouco mudou...
As pessoas se preocupavam com a moda,
Hoje, isso aumentou.

Sua história é de luta,
Sempre criticou o que julgava errado,
Ao consumismo nos pede para dizer não,
Preservar nossa identidade e ter muita atenção.

Mas o que é consumismo?
O excesso de tudo que compramos,
Consumismo é desperdício,
O melhor é moderar, para não virar vício.
6ª SÉRIE

5 comentários:

  1. Entre as aulas trabalhadas pelos professores do o nosso grupo, escolhemos essa na qual também refere-se ao tema "consumismo", encrementamos a aula, de tal forma a abranger as diversas ferramentas multimidiais que existem para tornar nossas aulas ainda mais criativas e motivantes.Percebemos que ao criar e repensar no que podemos trabalhar, abra-se um leque de idéias que podem ser utilizadas de acordo com cada série que estamos trabalhando. O uso dessas ferramentas enriquece e engrandece o nosso trabalho, deixando de ser algo monótono, tornando-se algo prazeroso tanto para o aluno como para o professor.

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  2. Nas aulas trabalhandas pelos professores do nosso grupo,optamos por escolher essa pois também refere-se ao tema "consumismo", desenvolvendos a aula, e com isso possibilitou ser as aulas mais criativas, e podemos abranger diversas ferramentas. E também com esse trabalho, podemos perceber que nos abriu várias idéias para ser trabalhando com os alunos, e fazendo da aula, um momento prazerozo, com novas idéias de trabalho tanto para aulo como para o professor.

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  3. O tema que escolhemos gerou um interesse muito grande pelo assunto,pois até mesmo nós começamos a nos questionar sobre a necessidade daquilo que compramos.Os alunos no decorrer das atividades começaram a enumerar várias compras que fizeram por impulso e depois concluíram que na maioria das vezes entramos no modismo e dispondo ou não de dinheiro queremos acompanhar à moda.Foi um trabalho muito válido,pois envolveu ativamente a todos,serviu como um momento de reflexão sobre o consumismo estravagante que nos envolve.E a partir de então percebemos que compramos sem analisar a verdadeira precisão daquele produto que adquirimos.E o pior comprometendo o orçamento que dispomos.

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  4. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma aula dada, pois a assunto em questão é polêmico e os nossos alunos são o meio pelo qual podemos concientizar toda a família, pois eles estabelecem essa ponte, repassando as informações as pessoas que convivem com eles.

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  5. Com este trabalho, sobre consumismo, conseguimos mobilizar toda a comunidade pois soubemos que muitas pessoas, até nós mesmos, compramos sem pensar, se aquilo realmente é uma necessidade ou apenas um desejo de consumo. Percebemos então que podemos fazer algo para viver numa sociedade menos consumista e assim, talvez produzir menos quantidade de lixo.

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