terça-feira, 26 de julho de 2011

AULA DE FILOSOFIA-5ª SÉRIE

AULA DE FILOSOFIA (AVALIAÇÃO)5ª
1-ATIVIDADE PRÉVIA: CARTAZ COM FIGURAS SOBRE AMIZADE PARA QUE OS ALUNOS DESCUBRAM O ASSUNTO. - FAZER GRÁFICO NO QUADRO
2-PROBLEMATIZAÇÃO: LEITURA DO TEXTO “A VERDADEIRA AMIZADE”
A verdadeira amizade
Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu
amigo? Ele está doente!
- Claro! Mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz:
- E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai…
Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima cai de seus olhos e acompanhado de um sorriso, ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
- "EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!!!"
**Moral da história: A amizade não se resume só em horas boas, alegria e festa…


3-DISCUSSÃO: FAZER AGENDAMENTO COM SEIS COLEGAS( EXPLICAR)

QUESTÕES:
1-O QUE É AMIZADE?
2-NUMA AMIZADE DEVE HAVER COMPANHEIRISMO?
3- O MEU AMIGO PODE SER SEU AMIGO TAMBÉM?
4- SENDO SEU AMIGO ELE DEIXA DE SER MEU?
5-NUMA AMIZADE DEVE HAVER RESPEITO?
6-O QUE É RESPEITO?

APÓS AGENDAR DEVEM RESPONDER JUNTAMENTE COM O COLOGA COM QUEM AGENDOU. AS RESPOSTAS DEVEM SER BEM ELABORADAS. -EXPLICAR.
-A SEGUIR RESPOSTAS DEVEM SER SOCIALIZADAS, A PROFESSORA SERÁ A MEDIADORA DA DISCUSSÃO.
4-ATIVIDADE SINTESE:
APÓS A ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS CADA ALUNO DEVE PRODUZIR UMA NARRAÇÃO (HISTÓRIA) EM QUE A AMIZADE SEJA O PONTO FORTE DA NARRATIVA.
-USAR COM CLAREZA, NO TEXTO, AS ANOTAÇÕES FEITAS NA DISCUSSÃO.

Um comentário:

  1. Adoorei, pois estou conseguindo estudar com essas perguntas!

    ResponderExcluir