terça-feira, 26 de julho de 2011

Aula de Filosofia-6ª SÉRIE

AULA DE FILOSOFIA ( AVALIAÇÃO)-6ª SÉRIE

1-ATIVIDADE PRÉVIA:
CARTAZ COM FIGURAS SOBRE MISÉRIA (ALUNOS TRAZEM COM TEMA-PRODUÇÃO EM SALA DE AULA)
2-LEITURA DO TEXTO: MISÉRIA DE TODOS NÓS.
A MISÉRIA É DE TODOS NÓS
Como entender a resistência da miséria no Brasil, uma chaga social que remonta aos primórdios da colonização? No decorrer das últimas décadas, enquanto a miséria se mantinha mais ou menos do mesmo tamanho, todos os indicadores sociais brasileiros melhoraram. Há mais crianças em idade escolar frequentando aulas atualmente do que em qualquer outro período da nossa história. As taxas de analfabetismo e mortalidade infantil também são as menores desde que se passou a registrá-las nacionalmente. O Brasil figura entre as dez nações de economia mais forte do mundo. No campo diplomático, começa a exercitar seus músculos. Vem firmando uma inconteste liderança política regional na América Latina, ao mesmo tempo em que atrai a simpatia do Terceiro Mundo por ter se tornado um
Forte oponente das injustas políticas de comércio dos países ricos. Apesar de todos esses avanços, a miséria resiste. Embora em algumas de suas ocorrências, especialmente na zona rural, esteja confinada a bolsões invisíveis aos olhos dos brasileiros mais bem posicionados na escala social, a miséria é onipresente. Nas grandes cidades, com aterrorizante frequência, ela atravessa o fosso social profundo e se manifesta de forma violenta. A mais assustadora dessas manifestações é a criminalidade, que, se não tem na pobreza sua única causa, certamente em razão dela se tornou mais disseminada e cruel. Explicar a resistência da pobreza extrema entre milhões de habitantes não é uma empreitada simples. Veja, ed. 1735
3-Problematização.
4-DISCUSSÃO:
QUESTÕES (AGENDAMENTO COM OITO COLEGAS PARA PRODUZIREM AS RESPOSTAS EM CONJUNTO)
1-O QUE É MISÉRIA?
2-EXISTE MAIS DE UM TIPO DE MISÉRIA?CITE E EXPLIQUE.
3-A MISÉRIA É CULPA DE QUEM?
4-A MISÉRIA É RECENTE OU VEM DE LONGA DATA? POR QUE OS GOVERNANTES NÃO CONSEGUEM COMBATER A POBREZA?
5-O QUE MARCA O PROGRESSO EM NOSSO PAÍS?
6-A MISÉRIA ESTA EM TODO O LUGAR OU SE LIMITA EM ALGUNS LOCAIS? QUAIS E POR QUÊ?
7-ONDE A MISÉRIA ESTA MAIS PRESENTE? JUSTIFIQUE:
8-O QUE FAZER PARA DIMINUIR A POBREZA?CITE ALTERNATIVAS QUE VOCÊ TOMARIA:
-APÓS DISCUSSÃO E RETOMADA DAS QUESTÕES PELA PROFESSORA, TENTANDO QUESTIONAR TODOS OS ALUNOS.
4-ATIVIDADE SÍNTESE
APÓS A RESPONDER E SOCIALIZAR AS QUESTOES, CADA ALUNO INDIVIDUALMENTE, DEVERÁ PRODUZIR UM TEXTO CRÍTICO SOBRE O TEMA, TRABALHANDO COM AS ANOTAÇÕES FEITAS DURANTE A DISCUSSÃO.
MISÉRIA: UM GRANDE PROBLEMA
A miséria é um problema em que é preciso resolver. Quantas pessoas jogam fora comida que poderia alimentar outras mais necessitadas.
Com o aumento da miséria aumenta também a criminalidade. A miséria também trás outros problemas como doenças e envolvimentos de jovens e adultos com drogas e roubos.
Por que de tanta miséria? Desde a época da colonização o problema existe. Com algumas políticas os governantes, principalmente do Brasil conseguiram diminuir a epidemia que é mundial, porém tem muito a fazer ainda.
É preciso uma solução, pois com a melhoria de vida da população toda a sociedade sairá ganhando, em termos de segurança e bem estar.
6ª série Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Parreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário